Pesquisar no blog

Como se beneficiar por um excelente relacionamento com fornecedores

Como se beneficiar por um excelente relacionamento com fornecedores

Quem trabalha nas áreas de Compras e Facilities sabe que não é apenas com os clientes que a empresa deve manter uma boa relação.

O relacionamento com fornecedores também é um quesito fundamental para a saúde dos negócios. Sendo assim, ele merece atenção especial e precisa estar entre as prioridades de uma boa gestão corporativa.

A realidade mostra que não há empreendimento que dê certo sem a manutenção de uma relação saudável com os fornecedores. Nesse sentido, um dos segredos do sucesso é, portanto, além de contar com excelentes provisores, conseguir transformá-los em parceiros engajados no projeto.

Mas, por que esse item é tão importante e como estabelecer um vínculo que renda ótimos frutos para a empresa e auxilie no crescimento dos negócios? São essas as questões que responderemos neste artigo!

Por que investir em um bom relacionamento com fornecedores?

O que a empresa ganha ao se preocupar em manter um excelente relacionamento com fornecedores? Se você trabalha em Compras ou Facilities, precisa ter essa resposta na ponta da língua. Em primeiro lugar, é essencial compreender que o modo como a organização se relaciona com os seus fornecedores diz muito sobre o seu futuro no mercado. Isso porque o caráter desse laço tem influência direta na competitividade da empresa.

Uma corporação que tem bons fornecedores e se dá bem com eles, possui mais condições de satisfazer as necessidades e as expectativas dos seus clientes. Isso significa também uma capacidade maior de ter êxito em relação aos concorrentes.

Um acertado relacionamento com fornecedores assegura também o fornecimento de insumos adequados para atender a sua demanda. Atualmente, matéria-prima de qualidade é algo raro no mercado, por isso apostar em contatos desse tipo faz toda a diferença para o negócio. Ela agrega valor ao ao produto final, sobretudo quando não há na empresa um processo diferenciado.

Ser parceiro do seu fornecedor também é vantajoso, pois resulta em uma maior possibilidade de negociação. Quando se investe em uma relação sadia, você passa a ter credibilidade para pleitear preços com desconto, melhores condições de pagamento, prazos de entrega menores, etc. Além de diminuir os custos, desse modo, é possível reduzir a necessidade de grandes estoques e planejar compras futuras sem riscos.

A confiança é um dos principais pilares de uma relação saudável – e não poderia ser diferente no mundo dos negócios. Quem cuida dos seus vínculos, constrói um elo de cooperação que garante auxílio e compreensão em caso de imprevistos e facilita a resolução dos problemas que, ao longo do tempo, invariavelmente irão surgir.

A preservação de um bom relacionamento com fornecedores por parte dos setores de Facilities e de Compras também reflete na imagem da empresa no mercado. Uma organização que mantém uma reputação positiva nesse âmbito automaticamente ganha a fama de ser “boa de negociar”. Esse reconhecimento proporciona novas oportunidades de negócios – tanto de novos fornecedores quanto de novos clientes.

relacionamento com fornecedores

Estratégias para escolher o fornecedor ideal

É evidente que essa relação também depende de ter bons parceiros, por isso, o cuidado na hora de escolher os fornecedores é tão importante. Conseguir preços baixos deve ser um dos objetivos, mas esse não é o único fator a ser levado em conta. A qualidade dos produtos fornecidos e do serviço prestado, a experiência, a agilidade na entrega, a disponibilidade e a flexibilidade diante de imprevistos são outros pontos que devem ser considerados na hora dessa contratação.

No vídeo abaixo, você pode conferir algumas dicas do Sebrae sobre como encontrar excelentes fornecedores:

O ideal é que os profissionais de Compras e de Facilities possuam um banco de dados que reúna informações sobre os fornecedores. Eles podem ser classificados de acordo com critérios mais genéricos (como os que acabamos de mencionar) e com outros mais específicos, conforme as necessidades da organização. Dessa forma, é possível embasar a decisão e optar pelos fornecedores certos – e já anteriormente avaliados.

[Leia mais:Produtividade na empresa: como explorar este fator competitivo]

Como manter um relacionamento saudável com os fornecedores

Após escolher fornecedores que atendam às expectativas e às exigências da empresa, é preciso fortalecer os vínculos e dar a devida atenção a essa relação. O comprometimento com o acordo estabelecido é o primeiro passo para que isso aconteça.

Isso quer dizer que ser pontual, cumprir prazos e obrigações e agir conforme o combinado é pré-requisito para conquistar a parceria esperada. Por outro lado, manter uma comunicação honesta, estar preparado para ouvir as preocupações da outra parte e envolvê-la no processo são práticas que também podem render ótimos resultados.

Um bom relacionamento com fornecedores deve ser baseado no trabalho conjunto para que os projetos de ambos sejam realizados. É imprescindível engajá-los na causa da sua organização apresentando as suas metas e mostrando também como eles irão se beneficiar e crescer durante esse processo. Demonstrar disponibilidade para ajudar quando os fornecedores estiverem enfrentando algum tipo de dificuldade também é um forma de garantir que você poderá contar com eles quando precisar.

Colhendo os frutos de boas parcerias

As áreas de Compras e de Facilities são extremamente importantes e estratégicos dentro de uma corporação. Eles são cruciais para manter os custos sob controle e toda a estrutura do empreendimento funcionando.

A gestão do relacionamento com os fornecedores deve ser um aspecto fundamental do trabalho desses profissionais, pois ela pode impactar significativamente os negócios. O controle da qualidade dos insumos, a redução de custos e o cumprimento dos prazos dependem diretamente dessa relação.

Do mesmo modo, quem consegue estabelecer boas parcerias, tem mais condições de fazer um planejamento de longo prazo e de definir metas mais ousadas para o crescimento do empreendimento. A manutenção de uma justa cooperação com os fornecedores também repercute lá no final do processo, ajudando a garantir a satisfação dos clientes e, consequentemente, o sucesso da empresa.

Quer ler mais conteúdos que auxiliem seu dia a dia profissional? Assine nossa newsletter e receba  dicas no seu e-mail!

Compartilhar:

Ajudamos empresas a reduzirem seus gastos e a melhorarem sua gestão de transporte através da inovação com tecnologia.

Deixar Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancelar resposta
RECEBA DICAS DO EASYCORPORATE
PARA FACILITAR SEU TRABALHO
Receba dicas do
EasyCorporate para
facilitar o seu trabalho.
Obrigado por se inscrever em nossas newsletters
Obrigado por se inscrever em nossas newsletters