Pesquisar no blog

Neutralização de carbono no transporte corporativo: por que fazer?

Neutralização de carbono no transporte corporativo: por que fazer?

A importância da neutralização de carbono vem crescendo entre as medidas utilizadas pelas empresas para minimizar seu impacto no meio ambiente - e também para promover uma imagem mais positiva sobre sua marca.

Com a aprovação do Acordo de Paris, felizmente, o tema da redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) volta para a pauta de forma mais intensa, com a missão de manter a elevação da temperatura do planeta em até 2°C, com esforços para ficarmos abaixo de 1,5°C.

De 2010 a 2015, o crescimento das emissões de CO2 no Brasil foi de 5,32%, de acordo com o Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Dentre os principais setores emissores destes gases, estão o setor industrial, energético, agropecuário e de transportes. Quando olhamos isoladamente para o transporte de passageiros como atividade econômica, houve aumento de 17,6% nas emissões, representando 5% do total de CO2 lançado na atmosfera.

E o que você e a sua empresa têm a ver com este assunto? Se o transporte de passageiros faz parte da entrega de suas operações, certamente existe a possibilidade de neutralizar a emissão de carbono para diminuir a pegada ecológica – de forma muito mais simples do que você imagina!

Quer saber como? Continue lendo este artigo!

EasyCorporate & Biofílica – parceria para monitoramento e neutralização de carbono

A neutralização das emissões de CO2 ainda é uma prática pouco comum nas organizações. Seja pelo desconhecimento das opções disponíveis, seja pela ideia de que esta pode ser uma ação dispendiosa para o negócio. A verdade, entretanto, é que a compensação de carbono pode ser muito mais simples do que você imagina, principalmente se sua empresa é parceira do EasyCorporate, a solução de gestão de transporte corporativo da Easy.

Isso porque somos facilitadores para que empresas tenham parceria com a Biofílica, primeira e maior empresa brasileira dedicada à gestão e à conservação de florestas. Com foco na comercialização dos serviços ambientais, a Biofílica ao aplicar metodologias para geração de créditos de carbono florestais, investe em pesquisas e no desenvolvimento socioeconômico de comunidades tradicionais na Amazônia. Além disso, faz intermediação de negociações de Compensação de Reserva Legal (CRL) por meio de uma plataforma que contém cadastros de áreas com excedente ou déficit de Reserva Legal.

Com esta parceria, uma empresa que locomove sua equipe em 30 mil km ao ano, emitindo mais de 6 mil kg de CO2, por exemplo, consegue neutralizar seu impacto no meio ambiente por menos de R$ 200,00. Esse serviço pode ser contratado por todos os clientes do EasyCorporate, cujas emissões já são monitoradas diretamente pela plataforma de gestão online, com base nas corridas realizadas.

A Biofílica irá compensar a emissão de carbono de sua empresa por meio de projetos desenvolvidos com comunidades tradicionais ou proprietários de áreas da Amazônia, a fim de evitar invasões e desmatamento ilegal nestas áreas, promover a pesquisa científica, realizar monitoramento da cobertura florestal e da biodiversidade e estimular atividades econômicas florestais com bases sustentáveis. Atualmente, mais de 1 milhão de hectares de floresta nativa na Amazônia são conservados pelos projetos da Biofílica.

Por que empresas fazem neutralização de carbono?

Mas por que uma empresa investiria parte de seu capital na neutralização de carbono, em um momento no qual redução de custos se tornou um tema tão importante dentro das organizações? Vale a pena ressaltar quais são os motivos para adotar este tipo de iniciativa – independentemente se você representa uma microempresa ou uma grande multinacional.

Comunicação positiva

Como já mencionamos, a neutralização de carbono é uma das iniciativas que cresce entre as adotadas pelas companhias na hora de construir uma imagem positiva sobre a marca, principalmente em torno do tema da sustentabilidade.

Consumidores se conectam cada vez mais à necessidade de causar o menor impacto no meio ambiente para garantir um futuro viável para as futuras gerações. Organizações que demonstram a mesma preocupação, portanto, ganham pontos em sua reputação.

Liderança em seu setor no combate às mudanças climáticas

Da mesma forma, este é um diferencial importante na hora de se posicionar no mercado e se diferenciar dos competidores. Ao investir em iniciativas ainda pioneiras no Brasil, como a neutralização e a compensação de carbono, uma empresa demonstra liderança em seu mercado quanto ao tema de mudanças climáticas.

Apresentar responsabilidade socioambiental para investidores

Por fim, para aqueles negócios que abriram capital ou recebem aportes financeiros, investir em sustentabilidade e reduzir o impacto de suas emissões de CO2 é uma forma de demonstrar responsabilidade socioambiental em suas operações. Uma empresa que neutraliza carbono é vista pelo mercado como uma organização que se preocupa com a comunidade na qual atua e com o futuro de todos os elementos de seu ecossistema.

Evolua suas ações de sustentabilidade!

Para as empresas, não há mais como fugir da sua responsabilidade socioambiental. Ao mesmo tempo, consumidores, colaboradores e sociedade tornam-se mais críticos em relação às organizações e suas ações de sustentabilidade.

Os negócios que querem de fato fazer alguma mudança positiva em suas operações, para entregar valor com o menor impacto ao meio ambiente, precisam ir além das ações pontuais ou meramente pensadas como estratégia de marketing.

Neste contexto, conhecer melhor e investir em neutralização de carbono pode ser um caminho seguro para as empresas que querem crescer sustentavelmente, contribuindo com a conservação ambiental e com as comunidades que vivem da biodiversidade Amazônica.

Sua empresa realiza ações de sustentabilidade? Comente quais são e porque são importantes para a estratégia e para o posicionamento do negócio!

Compartilhar:

Ajudamos empresas a reduzirem seus gastos e a melhorarem sua gestão de transporte através da inovação com tecnologia.

Deixar Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancelar resposta
RECEBA DICAS DO EASYCORPORATE
PARA FACILITAR SEU TRABALHO
Receba dicas do
EasyCorporate para
facilitar o seu trabalho.
Obrigado por se inscrever em nossas newsletters
Obrigado por se inscrever em nossas newsletters