Pesquisar no blog

Como reduzir custos na empresa – soluções além do óbvio!

Como reduzir custos na empresa – soluções além do óbvio!

Para manter a competitividade dos negócios, responder à pergunta “como reduzir custos na empresa” não sai da pauta de discussão nas organizações – nem do pensamento dos gestores brasileiros.

Não é suficiente, porém, ficar nas soluções óbvias: trocar os copos descartáveis por canecas, apagar as luzes ou diminuir as impressões pode ajudar, mas não trará a economia necessária para influenciar positivamente as operações e o orçamento do negócio.

Se você já assumiu as práticas acima e continua em busca de otimização de custos, está na hora de olhar para mudanças mais significativas.

Redução de custos na empresa como estratégia

Mais do que nunca, reduzir custos na empresa deve se tornar parte da estratégia do negócio. Em um momento econômico que não demonstra sinais de melhoria a curto prazo, não se pode mais tratar o assunto como periférico.

Para transformações reais no orçamento, deve-se assumir o risco das mudanças e alinhar os custos à estratégia central. Neste contexto, adotar um novo olhar para processos, ferramentas e pessoas é o começo de um planejamento estruturado para redução dos gastos.

otimização de custos

A fim de ajudá-lo neste caminho, abaixo listei algumas ações que podem trazer economia real para a sua empresa:

Terceirização de mão de obra

Terceirizar mão de obra é uma realidade há muito adotada pelas empresas na otimização de custos, mas pode tornar-se mais relevante como estratégia com a Nova Lei da Terceirização.

Agora, essa economia pode ser ainda maior, já que a nova lei possibilita a chamada “quarteirização”, segundo a qual as empresas podem contratar empresas terceirizadas para realizar serviços de direção do trabalho, remuneração ou mesmo contratação de pessoal – vedados pela antiga legislação por serem consideradas atividades fim.

Cabe ressaltar, porém, a necessidade de cautela na hora de reduzir custos com esta estratégia. Muitas vezes, a terceirização de atividades fim requer treinamentos específicos, o que implica investimentos à empresa contratante. Por isso, ainda que a medida auxilie bastante na economia, permanece válido avaliar caso a caso.

Sistemas de gestão

Usar a tecnologia para reduzir custos na empresa é outra medida que pode trazer bons resultados para as finanças. Um sistema de ERP (“Enterprise Resource Planning”) permite que o gestor tenha em mãos todas as informações de que necessita sobre o seu negócio, o que lhe permite cortar gastos, prever entradas e saídas financeiras e dimensionar investimentos.

Além disso, um ERP também possibilita fazer uma análise completa de desempenho, demonstrando índices de retrabalho, ociosidade e até desperdício de tempo. Com essa ferramenta pode-se ter mais clareza sobre eventuais ajustes no quadro funcional, adequando os recursos humanos às reais demandas de trabalho.

Ainda que sua empresa já tenha implantado um ERP, é possível que existam oportunidades para sua utilização de forma mais estratégica, explorando ao máximo seus benefícios. Considere o investimento na contratação de uma consultoria especializada para ajudá-lo a identificar essas oportunidades!

Modelo de transporte corporativo

Gastos em transporte corporativo, como reembolsos para táxi ou mesmo para combustível e estacionamento, representam uma parcela significativa dos custos totais das empresas que possuem equipes comerciais externas, times de consultores ou outros profissionais de campo em seus quadros de funcionários.

Além da despesa em si, vale considerar o custo gerado pela dedicação da equipe financeira no controle de recibos, na elaboração de relatórios e no reembolso aos colaboradores.

Nesses casos, rever o modelo de transporte corporativo, utilizando soluções como o EasyCorporate, possibilita economia de até 45% no orçamento destinado para este fim. Além de eliminar completamente o trabalho com boletos e reembolsos, o aplicativo permite gestão otimizada através de uma plataforma online. Por esta razão, vale a pena pesquisar como reduzir custos na empresa com transporte corporativo.

easycorporate banner

Escritórios otimizados

Manter toda a equipe trabalhando no mesmo escritório está cada vez mais caro diante dos valores para aluguel comercial em grandes centros. Enquanto muitas empresas fizeram o processo de migrar para regiões metropolitanas, uma nova tendência tem ganhado força: os escritórios compartilhados.

Esses espaços de trabalho compartilhados, os coworkings, oferecem estrutura completa para empresas, que dividem custos operacionais, como energia, internet e equipe de recepção, copa e limpeza.

É claro que esse tipo de solução se torna mais interessante para pequenos e médios negócios, que podem mover toda sua equipe para estes espaços. Isso não significa, porém, que não haja alternativa para grandes organizações preocupadas em como reduzir custos na empresa.

Abandonar a ideia de escritórios divididos em posições fixas, com uma mesa para cada colaborador, tem ajudado a reduzir o espaço necessário para alocar toda a equipe. Basta considerar que parte dos funcionários fica fora para reuniões e eventos, além da crescente vantagem de instituir o home office como parte da cultura da empresa.

Parceiros estratégicos

Boa parte das empresas passa muito tempo focada na concorrência, especialmente em tempos de crise. Mas o quanto seu negócio está olhando para a possibilidade de formar parcerias com outras empresas?

Encontrar parceiros estratégicos pode ser uma atitude extremamente positiva para o seu orçamento. É possível, por exemplo, fazer compras de insumos de forma coletiva, garantindo maior vantagem na negociação com os fornecedores.

Outra medida a ser considerada é a associação para venda de produtos e serviços complementares, otimizando os esforços comerciais e entregando uma solução mais completa para os potenciais clientes.

Gestão focada em performance

Mais do que reduzir equipes, o momento pede que sua empresa gere o maior valor possível a partir do quadro atual de colaboradores. Fazer treinamentos, programar palestras motivacionais e até investir no bem-estar do funcionário são caminhos para manter a produtividade em alta e evitar o aumento das taxas de rotatividade.

Neste caso, o setor de RH precisa ter um papel estratégico dentro da empresa, identificando as oportunidades para incentivo e também os pontos de gargalo para a produtividade, trabalhando lado a lado com as lideranças dos times e tendo entre suas metas o desempenho final de toda a empresa.

Consultorias especializadas, por mais que possam representar um significativo investimento inicial, também podem trazer insights importantes e boas práticas de outras organizações para sua empresa.

empresa

Comece uma cultura de otimização de custos

Neste artigo, dividi alguns dos caminhos que avalio como mudanças estratégicas importantes no processo de redução de custos nas empresas. É fundamental pensar, porém, em como você pode levar uma cultura de otimização de gastos para dentro do negócio, ajudando cada colaborador a olhar para suas atividades diárias com a missão de identificar oportunidades de economia em cada processo. Pense em como apoiar e facilitar esse comportamento!

Quer saber mais sobre como reduzir custos na empresa? Conheça melhor a solução de transporte corporativo do EasyCorporate

Compartilhar:

Alexandre Murat

Administrador, com experiência em planejamento estratégico, vendas, gestão de equipes de alta performance e projetos de otimização de processos. É Diretor Comercial e responsável pelo EasyCorporate, a solução para empresas da Easy.

Deixar Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancelar resposta
RECEBA DICAS DO EASYCORPORATE
PARA FACILITAR SEU TRABALHO
Receba dicas do
EasyCorporate para
facilitar o seu trabalho.
Obrigado por se inscrever em nossas newsletters
Obrigado por se inscrever em nossas newsletters