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Por que usar Linkedin? Dicas para profissionais de facilities e compras

Por que usar Linkedin? Dicas para profissionais de facilities e compras

Como não poderia ser diferente, há algum tempo a dinâmica do mundo corporativo também foi parar nas redes sociais. Muitas pessoas já estão utilizando a internet para ter um perfil profissional e se beneficiar das conexões que a web possibilita.

Estima-se que um terço da população mundial acessou alguma rede social pelo menos uma vez por mês em 2017. A informação é resultado de um levantamento realizado pelo eMarketer. A empresa, especialista em pesquisa de mercado, também revelou que os brasileiros são os principais usuários de ferramentas como Facebook, Twitter e Instagram na América Latina.

É bem provável, portanto, que você também faça parte desse “time”, certo? Então, a pergunta é: com quais propósitos você se conecta? Se nenhum dos seus objetivos for relacionado à carreira, certamente não está aproveitando todas as possibilidades que o ambiente virtual oferece. Por outro lado, pode ser que você já tenha um perfil profissional online, mas será que sabe como explorá-lo da melhor forma? Neste artigo, vamos falar sobre a principal plataforma de negócios disponível hoje, o Linkedin.

Seja qual for o seu caso, é preciso, em primeiro lugar, entender por que usar Linkedin e como fazer da maior rede social profissional do mundo uma grande aliada na sua trajetória.

Entenda por que usar Linkedin e para que serve a plataforma

O Linkedin é uma rede social focada nas relações profissionais que se intitula como uma “rede de negócios”. Na plataforma virtual, que tem uma proposta direcionada, formal e mais restritiva do que as outras, você pode criar um perfil que funciona como uma espécie de currículo ou cartão de visitas. A ideia é que nele você conte tudo sobre a sua carreira – desde a sua formação até as suas habilidades e experiências acumuladas na vida profissional.

No entanto, ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento, a resposta para a questão sobre por que usar Linkedin não se limita a “procurar emprego”. Essa rede social possui, na verdade, muitos recursos que podem ser extremamente valiosos para o profissional que souber usá-la, incluindo quem está em áreas suporte e com menos interação comercial.

Seguindo a mesma lógica dos outros ambientes sociais da web, o Linkedin também serve para conectar você a outras pessoas. Porém, nesse caso, o caráter dessas conexões é diferente, pois tratam-se de contatos profissionais. Através dele, é possível manter uma lista na qual podem estar não apenas os seus colegas, mas também outros profissionais da área, fornecedores, outras empresas, influenciadores – e, é claro, as suas referências.

Além da possibilidade de ter uma boa rede de contatos, o Linkedin também funciona como uma fonte muito rica de informações relevantes para quem trabalha. E não se trata somente de ter acesso a boas oportunidades de emprego. A plataforma também é um ótimo meio de se manter atualizado sobre as novidades do mercado de trabalho e os temas mais comentados do mundo dos negócios.

Construindo um “perfil campeão”

Agora que você já sabe por que usar Linkedin, vamos ao segundo ponto: como montar um perfil interessante nessa rede social. Investir um pouco de tempo para construir um retrato completo e atraente sobre você e sobre a sua carreira não é uma tarefa indispensável apenas para quem deseja encontrar um novo emprego.

Manter as suas informações atualizadas, utilizar uma foto sóbria e profissional, listar habilidades e ter boas recomendações nesse caso é importante também para causar boa impressão nos seus contatos e construir relações produtivas na plataforma. E, para ajudar os profissionais a criarem boas descrições, o Linkedin possui categorias de mensuração de força dos perfis.

Em uma escala de cinco degraus, o primeiro tipo de usuário é classificado como “iniciante”. Contudo, assim que começa a fornecer seus dados e a receber recomendações, ele pode ir evoluindo até alcançar o último nível: o do “perfil campeão”.

Para chegar lá, você precisa, além de ter fotografia, fornecer dados sobre: formação acadêmica, seu cargo atual e pelo menos dois anteriores, o setor no qual trabalha e o CEP da cidade onde mora. Também é necessário escrever um resumo destacando as suas experiências e interesses, adicionar no mínimo cinco das suas principais competências e ter mais de 50 conexões na rede.

Embora pareça uma lista um pouco extensa, ter um perfil de destaque no Linkedin não é assim tão complicado. Basta dedicar um pouco de tempo para preencher o formulário, solicitar recomendações e se conectar com os outros usuários.

Como aproveitar todos os recursos da rede

networking

Ter um currículo completo e atualizado é só o primeiro passo para usufruir de todos recursos dessa ferramenta profissional. Além de perfis de pessoas, ela também conta com as Company Pages, ou seja, as páginas de empresas que você pode seguir. Nelas, as organizações divulgam informações básicas, notícias recentes e oportunidades. Assim como todas as grandes companhias, a Easy também tem a sua página.

Quem também marca presença nesse espaço virtual são os influencers. Nesse caso, eles são profissionais considerados especialistas no seu mercado e costumam produzir conteúdo de qualidade que você pode ler e compartilhar.

Aliás, alguns deles tornaram-se influenciadores justamente porque começaram a publicar artigos e contribuir com insights profissionais interessantes na rede. Você também pode escrever textos para divulgar seus interesses e conhecimentos, chamar atenção na plataforma e – quem sabe – se transformar em uma referência na sua área.

Invista em networking no Linkedin

Visto que se trata de uma “rede social”, é normal que todas as funcionalidades do Linkedin estejam de alguma forma relacionadas às conexões que você pode fazer na plataforma e aos benefícios que elas podem gerar para a sua carreira.

Não bastasse a oportunidade de se conectar com um vasto número de pessoas – atualmente são mais de 300 milhões de usuários do mundo todo, você também pode se “aproximar” mais delas através dos grupos. Eles se propõem a ser espaços nos quais profissionais de um determinado setor ou com interesses comuns compartilham informações sobre tópicos específicos e interagem.

Linkedin para profissionais de compras e facilities

Como falamos, qualquer profissional pode se beneficiar pelo uso de uma rede social corporativa como o Linkedin. No caso de quem trabalha em áreas suporte, como compras e facilities, entretanto, nem sempre essas vantagens são tão claras.

Para ajudar, separamos abaixo algumas práticas que podem ajudar no seu dia a dia de trabalho e no seu posicionamento profissional:

  1. Conectar-se com fornecedores e acompanhar suas novidades;
  2. Seguir empresas que são referência em sua área de atuação;
  3. Informar-se sobre tendências de mercado;
  4. Descobrir sobre o que falam os profissionais que são referência em sua área;
  5. Conectar-se a pessoas de sua área em grupos de discussão.

 

O poder do networking!

Como você pode perceber, a lista de razões para utilizar a plataforma é bem extensa. Contudo, a resposta para “por que usar Linkedin” poderia ser resumida em: criar uma rede fértil de contatos. O que está por trás desse ambiente virtual é, sem dúvida, a ideia de networking e da sua importância na vida profissional.

Investir em criar e manter contato com outros profissionais criando uma oportuna rede não é essencial apenas para quem trabalha com vendas ou está procurando emprego. O networking é uma parte indispensável da construção de uma carreira de sucesso, sendo requisito para se destacar em qualquer área de atuação. E você quer melhor forma de distribuir o seu cartão de visitas e se relacionar do que tendo um bom perfil na maior rede social profissional do mundo?

Você utiliza o Linkedin no seu dia a dia, como uma ferramenta de trabalho? Deixe nos comentários sua opinião sobre as possibilidades trazidas por essa plataforma!

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