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Como ser um profissional de destaque em áreas suporte da empresa?

Como ser um profissional de destaque em áreas suporte da empresa?

Quando pensamos em "profissional de destaque" dentro de uma empresa, é fácil lembrar daquelas pessoas que estão alocadas em áreas como comercial, produto ou desenvolvimento.

Não é por acaso, estas são funções que costumam ganhar mais visibilidade por fazerem parte do chamado core business do negócio. Será possível, entretanto, ser um profissional de destaque se não fizer parte delas?

É claro que sim! Existem outras áreas e profissionais essenciais para o bom funcionamento da empresa, responsáveis por prestar o suporte necessário para o atingimento dos resultados. Setores como RH, Facilities, Financeiro e Administrativo formam os bastidores do negócio e, graças a eles, organizações conseguem se diferenciar no mercado.

Porém, trabalhar nos bastidores não é uma tarefa nada fácil – e quem atua nesses setores sabe bem disso. Em geral, sobra demanda e falta reconhecimento. Muitos setores são lembrados no dia a dia da empresa somente quando surgem os problemas. Além disso, é comum encontrar profissionais desmotivados, pouco produtivos e bastante frustrados nessas áreas.

Mas, como reverter esse quadro e participar dos resultados da empresa de forma mais perceptível? A resposta é: mudando atitudes e tornando-se um profissional de destaque!

Seja um profissional de destaque na sua empresa

Sim, sinto muito desapontá-lo, mas aquele dia em que o presidente entrará em sua sala para dizer como você, colaborador de uma área suporte, é essencial para o negócio, dificilmente irá acontecer se fizer apenas o que é previsto! Para ser um profissional de destaque dentro da organização, é preciso arregaçar as mangas e mostrar que você é uma peça fundamental para o time, trazendo resultados relevantes para a empresa.

Para ajudar, abaixo separamos algumas dicas para você ganhar mais visibilidade dentro do negócio. Confira!

1. Transforme suas atividades em resultados

Sabe por que os funcionários que atuam no core business de uma empresa muitas vezes não reconhecem o trabalho de quem está nos bastidores? Porque a maioria está focada em gerar resultados, bater metas e alcançar objetivos. Logo, para eles, são essas métricas que definem um bom profissional.

Por isso, não espere que eles levem em consideração fatores subjetivos para perceber o quanto você, colaborador de RH, Facilities, Financeiro ou Administrativo, é extremamente competente. É praticamente como se falassem um idioma diferente do seu.

Porém, caso você transforme suas atividades em resultados, ou melhor dizendo, em soluções, pode acreditar: reconhecimento não vai ser um problema para você. É como uma lei de ação e reação. Ou seja, se você encontra as soluções que a empresa precisa, será reconhecido pelas facilidades e resultados que oferece.

Para transformar suas atividades em resultados, contudo, você precisa direcionar sua atenção para as funções que desempenha no dia a dia e enxergá-las dentro do contexto global da empresa. Se você é um profissional de RH, por exemplo, e sabe que a empresa vem sendo pressionada pelas altas taxas de rotatividade, não se preocupe apenas em encontrar um candidato que esteja dentro dos pré-requisitos de uma vaga. Dedique-se a entender qual é o perfil do profissional que se encaixa melhor na cultura da empresa e como pode atraí-lo para o processo seletivo.

Cada atividade que executa deve estar relacionada a uma necessidade ou meta da empresa. Apenas assim você será um profissional realmente indispensável para o negócio e cujo trabalho é reconhecido pelas diferentes áreas.

2. Participe de forma estratégica do dia a dia da empresa

profissional de destaque

Alguns setores, como RH e financeiro, já estão passando por transformações significativas com relação ao seu papel dentro da empresa. Se antes esses setores eram vistos apenas como suporte, hoje eles vêm ganhando importância, especialmente na questão estratégica. Basta pensar que uma boa gestão de pessoas e redução de custos são questões cruciais para negócios de sucesso.

Porém, talvez os gerentes e diretores da sua empresa não tenham se dado conta disso, certo? Então, que tal “ajudá-los” a fazer escolhas mais assertivas, mostrando que você tem informações relevantes e que podem fazer toda a diferença no processo de tomada de decisão?

Uma boa forma de fazer isso é enviando relatórios constantes à gerência, demonstrando que você analisou dados relevantes, que podem contribuir para a estratégia da empresa.

Se você atua no RH, por exemplo, e já percebeu que o software utilizado para gestão de folha de pagamento não atende às expectativas, que tal apresentar um relatório com o tempo desperdiçado em atividades que poderiam ser automatizadas por um novo sistema?

3. Tenha uma boa comunicação e cultive relacionamentos

Uma boa comunicação é o primeiro passo para evitar desentendimentos e trazer mais eficiência para o trabalho de qualquer profissional de destaque. Exercite a escuta, faça solicitações de forma clara, fuja de fofocas e mal-entendidos. Procure resolver os desafios, utilizando a sua inteligência emocional. Isso certamente vai melhorar as suas interações com as pessoas, facilitando o seu engajamento e a sua visibilidade dentro da empresa.

Outro aspecto fundamental para se tornar um profissional de destaque é ter um diálogo aberto com as áreas com as quais trabalha diretamente. A maioria das empresas possui entraves entre setores complementares, simplesmente por não investir em integração entre eles. Marketing e vendas, RH e financeiro, TI e administrativo. É muito comum ver problemas e atritos entre esses departamentos, justamente quando o bom trabalho de um contribui para a melhoria do trabalho do outro.

É preciso ter um bom diálogo e convivência, independentemente de você ser um profissional de área suporte. Lembre-se de que você não está na empresa para reagir aos processos, mas sim para participar deles. 

4. Traga inovações para a empresa

A empresa na qual você trabalha está inserida em um mercado extremamente competitivo. Isso é um fato para qualquer negócio hoje, especialmente em tempos de instabilidade econômica. Como se destacar e vencer a concorrência dentro desse cenário? A resposta é inovação!

Mas, espere! O que inovação tem a ver com um profissional que trabalha nos bastidores de uma empresa? A resposta é: tudo! Buscar soluções inovadoras, mesmo para os setores de suporte, é um diferencial que pode trazer bons resultados e muito reconhecimento.

E não pense que para inovar você precisa criar um novo produto ou serviço ou, então, fazer uma grande revolução em sua área. O conceito de inovação está relacionado à modificação de hábitos, modos de fazer, regras, etc. Na sua realidade, então, inovar pode ser simplesmente otimizar algum processo existente.

Para entender melhor a contribuição da otimização de processos para um negócio, basta pensar no McDonald’s. O que poderia ser apenas mais uma lanchonete americana, transformou-se em uma das marcas mais valiosas do mundo, com base justamente nas mudanças de pequenos processos – que permitiram fazer um hambúrguer em 3 minutos e não mais em 30.

Levando o tema para sua área de atuação, onde é possível inovar? Possibilidades não faltam, acredite. Entre elas, inclusive, está repensar o modelo de transporte corporativo. Imagine que sua empresa tem um grande volume de deslocamentos por táxi e todo processo de controle e reembolso dessas operações é bastante complexo. Você sabia que hoje existem soluções de gestão de transporte que fazem o gerenciamento automático das corridas e custam muito menos para as empresas?

Esse é só um exemplo de uma atitude inovadora que pode gerar resultados para a empresa e transformar você em um profissional de destaque. Para todas as suas atividades podem existir soluções disponíveis que ajudam a economizar e a produzir de forma mais eficiente.

Como ser protagonista na sua carreira?

Protagonismo de carreira significa assumir o controle da sua vida profissional. Neste vídeo da Exame, você pode conhecer quatro competências essenciais para tomar as rédeas da sua trajetória e, sem dúvidas, se tornar um profissional de destaque.

Entenda seu papel dentro do negócio!

No fim das contas, todas essas dicas sobre como se destacar como um profissional estão relacionadas a um único ponto: você entender e assumir seu papel dentro da organização na qual trabalha. Hoje em dia, em uma realidade extremamente competitiva, não há mais espaço para quem se limita apenas ao que está em sua lista de responsabilidades.

Pelo contrário, é preciso conhecer claramente o objetivo de seu cargo e de sua área, explorando diferentes soluções que possam chegar ao resultado final. Acredite, independentemente do que faça, certamente existem maneiras alternativas e até mais efetivas para atingir os objetivos.

Demonstrar que é capaz de testar e analisar estrategicamente cada um desses caminhos, com certeza, contribuirá para que seja um profissional de destaque!

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